ITV chamada a formar engenheiros têxteis na UMinho



Com o fim obrigatório dos mestrados integrados, o departamento de Engenharia Têxtil da UMinho aproveitou a oportunidade para reformular o curso, com a ITV a ter agora um papel fundamental na formação da próxima geração de engenheiros têxteis do sector.

Os intervenientes neste processo:

Maria José Abreu, diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil
“O departamento e a direção do curso, na altura, pensaram em fazer uma reestruturação mais profunda, aproveitar a oportunidade para tentar melhorar alguns aspetos que poderia ser melhorados e tentar que o curso fosse mais virado para a indústria.
O resultado é uma licenciatura em Engenharia Têxtil e um mestrado com duas especializações, que estão já a funcionar”

Graça Soares, diretora da Licenciatura em Engenharia Têxtil
“A grande novidade é a integração da formação com a indústria têxtil e vestuário (ITV), com as empresas a terem um papel fundamental na formação destes novos engenheiros têxteis.
Vai começar a primeira edição, no próximo semestre, que tem início em fevereiro, do estágio do projeto industrial, que pretende mesmo ser um estágio realizado numa empresa têxtil.”
 
Fátima Esteves, diretora do Mestrado
“O mestrado sofreu uma revolução, apresentando um tronco comum – com cadeiras como Sustentabilidade e Economia Circular na Indústria Têxtil e Vestuário, e Monitorização e Gestão da Qualidade na Indústria Têxtil e Vestuário – e depois duas áreas de especialização: Materiais e Acabamentos Funcionais ou Materiais e Tecnologias Avançadas.”

Notícia completa aqui: Link

mais notícias...